quarta-feira, 15 de outubro de 2014

PLACAR DA VERDADE NO DEBATE

                 O blog preto no branco, em levantamento publicado pelo site do jornal O Globo, foi checar algumas das informações apresentadas no debate entre os candidatos à presidência realizado pela Rede Bandeirantes. Dá pra ter ideia, do ponto de vista ético, de quem se saiu melhor, já que usou mais da verdade, o que de fato importa. Vamos a elas:
                Aécio afirmou que ganhou todas as eleições que disputou em Minas Gerais. Mentira. Ele perdeu a eleição para a prefeitura de Belo Horizonte em 1992 para o petista Patrus Ananias.
                Quanto ao injustificável aeroporto construído com dinheiro público nas terras da família de Aécio, Dilma garantiu, sendo tratada como leviana (de maneira leviana) pelo seu opositor, que o Ministério Público Federal não aceitou a ação penal, mas mandou investigar quanto à improbidade administrativa. Verdade. Foi exatamente essa a posição do procurador-geral Rodrigo Janot.
                Dilma asseverou que o Bolsa Família não tem nenhum parentesco com qualquer programa social tucano. A lei 10.836 desmente a presidenta, já que faz alusão a programas como o Bolsa Escola, criado no governo FHC.
                Aécio disse a verdade quando aduziu que o Fundo Nacional de Segurança usou menos de 40% do seu orçamento. É isso que se extrai do portal da transparência. No entanto, o candidato mentiu ao afirmar que o Brasil está na lanterna em todos os rankings de educação. Conforme o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o país não é o último em matemática, leitura e ciências, por exemplo.
                Aécio mentiu ao afirmar que o número de homicídios diminuiu em Minas, ao contestar o que fora dito por Dilma. De acordo com o Mapa da Violência, Minas teve um aumento de mais de 52% no número de homicídios, provando que a presidente foi quem disse a verdade. Da mesma forma ela disse sim a verdade ao anotar que Aécio foi contra o programa Mais Médicos. Isso se depreende em um vídeo disponível no Youtube em que o Senador afirma isso em entrevista.
                Aécio disse uma meia-verdade ao indicar que o Brasil está em último lugar no ranking de crescimento da América Latina, ao lado da Venezuela. Segundo dados da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, o país é o penúltimo e a Venezuela a última.
                O blog ainda classificou de exagerada a colocação de Dilma de que está sendo construído em todos os estados a ‘Casa da Mulher Brasileira’. Na verdade são dezoito. O tucano também exagerou ao cravar que o Brasil tem piorado em todos os indicadores sociais. Em vários aspectos importantes isso não procede, já que o país melhorou quanto à diminuição da mortalidade infantil, no acesso ao ensino fundamental e no aumento da renda, segundo o IBGE.

                Embora seu preparo de ator de novelas, seu inescondível cinismo e sua arrogante ironia, os dados reais mostram, mais uma vez, que o Brasil está longe de ser esse inferno que eles pintam e que os tucanos vão continuar iludindo, enganando e induzindo a erro o eleitor. Lamentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário